Normas de Convivência e Disciplinares

Normas de Convivência

  • Direitos do Aluno

    – São direitos do aluno:
    I) conhecer o Regimento Escolar e solicitar informações sobre o mesmo;
    II) participar das aulas e demais atividades promovidas pela Unidade, solicitando ajuda e orientação nas dificuldades encontradas;
    III) ser respeitado na sua condição de ser humano, usufruindo de igualdade de atendimento, sem sofrer qualquer tipo de discriminação;
    IV) receber atendimento dos serviços oferecidos pela Unidade;
    V) estabelecer diálogo franco e aberto com Professores, Direção, Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional, para possíveis esclarecimentos e enriquecimentos mútuos;
    VI) participar das atividades do Grêmio Estudantil;
    VII) participar, através de representante de turma, das reuniões do Colegiado de Professores de Turma;
    VIII) tomar conhecimento da sua avaliação escolar, dos resultados obtidos em provas, trabalhos, atividades e freqüência, nos prazos estabelecidos, podendo, sempre que julgar necessário, solicitar revisão de provas no prazo de 48 horas, a partir da sua divulgação;
    IX) justificar faltas, no prazo de 48 horas, a partir de seu retorno à Unidade;
    X) requerer a realização de provas não realizadas por motivos justificáveis, amparados em lei;
    XI)requerer transferência;
    XII) utilizar-se das instalações e dos recursos materiais da FUPF, colocados à disposição da Unidade, obedecendo à programação específica, mediante prévia autorização de quem de direito.
  • Deveres do Aluno

    – São deveres do aluno:
    I)respeitar e cumprir as normas instituídas pela Unidade;
    II)apresentar a documentação exigida pela Unidade;
    III) freqüentar com assiduidade, aproveitamento e interesse as aulas e demais atividades escolares;
    IV) comparecer, pontualmente, às aulas com todo o material solicitado;
    V) estudar, fazer tarefas e demais trabalhos solicitados;
    VI) ser honesto na apresentação das tarefas e outros trabalhos escolares, bem como na realização das provas;
    VII) comportar-se adequadamente, respeitando professores, funcionários e colegas;
    VIII) colaborar com os colegas representantes da turma, na tarefa de promover a interação, ordem e disciplina na sala de aula;
    IX) prestigiar os colegas, investidos nas funções de representantes de turma ou do Grêmio Estudantil;
    X) zelar pela limpeza e conservação das instalações, dos materiais, e dos equipamentos de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados, individualmente ou em grupo;
    XI) entregar, aos responsáveis, a correspondência enviada pela Unidade, devolvendo-a assinada, quando for o caso, no prazo estabelecido;
    XII) efetuar o pagamento das mensalidades segundo as normas emanadas dos órgãos competentes da FUPF;
    XIII) cancelar sua matrícula até 30 (trinta) dias após seu afastamento da Unidade.
  • Impedimentos do Aluno

    – É vedado ao aluno:
    I) ocupar-se, durante as aulas, com qualquer atividade estranha às mesmas;
    II) entrar nas salas de aula ou delas sair sem a autorização do professor;
    III) rasurar boletins ou outros documentos referentes à sua vida escolar;
    IV) usar, sem a devida autorização, o nome do Centro ou da Unidade, para qualquer tipo de propaganda, campanha, jogos, coletas e excursões ou promoções de qualquer natureza;
    V) manifestar-se através de vias político-partidárias dentro das dependências da Unidade;
    VI) promover brigas ou nelas se envolver, em sala de aula, no âmbito do Campus da Universidade ou em outros locais, quando estiver representando a Unidade.

Normas Disciplinares

  • Normas Gerais

    Serão aplicadas, de forma sucessiva, as seguintes sanções ao aluno que manifestar comportamentos inconvenientes em sala de aula, no âmbito da Unidade de Ensino, no campus da Universidade de Passo Fundo ou em outros locais, quando suas atitudes envolverem o nome do Centro ou da Unidade de Ensino:

    1) advertência por escrito;
    2) advertência por escrito, com ciência dos pais ou responsáveis, mediante a sua vinda à Unidade de Ensino, sem prejuízo da continuidade da presença às aulas;
    3) advertência por escrito, que implica automaticamente em afastamento temporário determinado pela Direção, de um (1) a três (3) dias, dependendo da gravidade da falta, com ciência dos pais ou responsáveis, através de sua vinda à Unidade de Ensino;
    4) cancelamento compulsório da matrícula, ouvidos os órgãos competentes.

  • Outras normas que deverão ser observadas

    a) as advertências serão registradas em ficha, preenchida pelo(a) professor(a) ou por pessoa pertencente à equipe técnico administrativo – pedagógica da Unidade de Ensino;
    b) quando o(a) professor(a) solicitar ao aluno que se retire da sala de aula, este deverá ser acompanhado(a) pelo(a) professor(a) até o Serviço de Orientação Educacional ou Serviço de Coordenação Pedagógica da Unidade de Ensino. Após concluída a sua aula o(a) professor(a) preencherá a ficha, definindo a tarefa a ser realizada pelo aluno, estabelecendo o prazo de entrega e a avaliação correspondente;
    c) o aluno que promover brigas ou nelas se envolver, incide imediatamente nas sanções previstas nos itens 3 ou 4, acima, o mesmo ocorrendo com outras faltas consideradas graves, a juízo do Conselho Administrativo-Pedagógico do Centro mesmo quando cometidas por aluno primário (aluno que não tenha recebido nenhuma sanção anterior);
    d) o aluno que causar danos materiais a bens de propriedade de pessoas ou do Centro, deve pagar os prejuízos correspondentes, dentro de (03) três dias do recebimento da respectiva nota de custo. O pagamento do dano causado não exclui a possibilidade do aluno, pelo mesmo motivo, incorrer, também em uma das sanções de números 01 a 04, acima descritas.
    e) o aluno que tiver sua prova retirada pelo professor, por estar usando meios ilícitos, “cola”, ou tentando obtê-la ou passá-la a alguém, receberá um dos seguintes procedimentos, conforme cada caso:
    – advertência, se julgar necessário;
    – nos casos de flagrantes, a prova será retirada e atribuída menção Insuficiente.