III MOSTRA DE CONHECIMENTO – INFORMAÇÕES GERAIS

1511014_551239118350287_5213563143390390121_n

III MOSTRA DE CONHECIMENTO INTEGRADO

Tema: Luz, Solo E Biodiversidade 

1. Das finalidades e objetivos:

A IIIª Mostra de Conhecimento Integrado UPF tem por objetivos:

ü  desenvolver e apoiar a iniciação científica e aproximar a vida escolar do contexto sociocultural dos estudantes;

ü  oportunizar aos estudantes a busca pelo conhecimento a partir de vivências e interesses pessoais;

ü  desenvolver uma atitude inquiridora e investigativa, que desperte o espírito criativo e o trabalho em equipe;

ü  proporcionar o debate acerca da LUZ, SOLO E BIODIVERSIDADE, em sintonia com a temática indicada pela ONU/Unesco para o ano de 2015.

 2. Das inscrições:

A ficha de inscrição, devidamente preenchida, o Projeto de Pesquisa e a “prévia” do banner deverão seguir as orientações e ser entregues à Comissão Organizadora de acordo com as datas previstas no cronograma.

3. Dos grupos participantes:

Poderão participar estudantes das 1ª e 2ª séries do curso de Ensino Médio, organizados em grupos de, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) componentes, todos da mesma turma.

  • Todos os componentes do grupo devem estar devidamente identificados com crachá padrão durante a exposição dos trabalhos.
  • Os materiais necessários à execução e à apresentação dos trabalhos são de inteira responsabilidade do grupo.

4. Da execução e exposição dos trabalhos

 A proposta de trabalho deverá contemplar, no mínimo, 3 (três) componentes curriculares e 2 (duas) áreas do conhecimento.

Considerando que:

  • o contexto sócio-histórico ou geográfico da proposta do trabalho contempla a Área das Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia);
  • os recursos e estratégias utilizados na exposição, bem como o registro escrito do trabalho de pesquisa, contemplam a Área das Linguagens (Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Redação);
  • os fundamentos teóricos e possíveis práticas científicas sugerem a inclusão da Área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química);
  • gráficos, tabelas, comparações de unidades de medidas elegem a Área da Matemática.

Cada grupo terá o auxílio de um professor orientador para o desenvolvimento do trabalho, que constará sua ciência na ficha de inscrição. Caso seja necessário contar com o auxílio de outro professor, será indicado pelo professor orientador.

Cada grupo deverá apresentar obrigatoriamente duas formas de exposição do seu trabalho: a primeira um banner produzido dentro das especificações determinadas pela Comissão Organizadora, e, a segunda, a seu critério.

O banner deve seguir os modelos de Iniciação Científica, contendo:

a)    título do trabalho;

b)   componentes do grupo;

b) objetivos;

c) resumo;

e) gravuras e/ou fotos ficam a critério do grupo.

Os professores da área das linguagens auxiliarão na correção desses materiais.

Ficam vedados todos e quaisquer tipos de materiais que possam representar risco à segurança.

O grupo poderá, além do crachá padrão, utilizar outras formas de identificação como camisetas ou bonés.

A montagem da exposição dos trabalhos e retirada dos materiais é de responsabilidade do grupo.

O tempo de apresentação dos trabalhos para a Comissão Avaliadora é de 10min.

5. Do projeto:

O projeto do trabalho, com fundamentação teórica e devidamente avalizado pelo professor orientador, deverá ser entregue à Comissão Organizadora até o dia 9 de maio de 2015.

O projeto também deverá apresentar suas fontes de pesquisa e apresentar uma perspectiva inovadora. Não serão aceitas cópias de projetos já existentes.

Caso seja necessário, os projetos não validados terão seus grupos chamados para as devidas adequações.

O projeto será devolvido ao grupo até o dia 18 de maio de 2015 para as devidas providências quanto à apresentação.

Obs.: o projeto seguir rigorosamente as normas definidas pela ABNT.

6. Da avaliação:

A Comissão Avaliadora, organizada pela Equipe Pedagógica da Escola, atribuirá Menção O, B, S ou I, orientada pelos seguintes critérios:

– articulação com a temática proposta;

– aprofundamento e domínio do conteúdo exposto;

– utilização de linguagem científica correta;

– organização do grupo;

– clareza e objetividade da apresentação;

– criatividade e inovação.

* A não observância do tempo de apresentação resultará na redução da menção final do grupo.

 O grupo deverá entregar à Comissão Organizadora, em formulário específico, a avaliação individual de cada integrante até às 11h 30min do dia 11 de junho de 2015.

A Comissão Organizadora da Mostra de Conhecimento avaliará o Projeto de Pesquisa do grupo, atribuindo uma menção a cada grupo.

A menção da Mostra de Conhecimento será resultado da média da avaliação feita pela Comissão Avaliadora e pela avaliação do projeto. A auto-avaliação servirá de parâmetro para possíveis ajustes da menção final de cada aluno, segundo decisões da Comissão Organizadora.

A menção atribuída aos trabalhos substituirá a prova bimestral, do 2º bimestre do 1º semestre de 2015. A menção final será atribuída em todas as disciplinas da série.

Em caso do não comparecimento de qualquer aluno do grupo no dia da exposição, ou qualquer outra situação não prevista neste regulamento, ficará a Comissão Organizadora encarregada do encaminhamento da questão.

* O não cumprimento de quaisquer dos prazos ou demais requisitos estabelecidos poderá resultar na desclassificação do grupo, sendo atribuída menção I para todos os integrantes do grupo.

7. Da premiação:

Serão premiados, com o Troféu da IIIª Mostra do Conhecimento 2015, os 3(três) primeiros classificados de cada série.

 8. Do cronograma:

 – Período de inscrição: 07 de abril a 18 de abril de 2015.

– Entrega do Projeto de Pesquisa até o dia 09 de maio de 2015.

– Devolução da correção dos projetos até o dia 18 de maio de 2015.

– Execução dos trabalhos: abril a junho de 2015.

-Entrega da “prévia” da arte do banner até dia 30 de maio de 2015.

– Devolução da correção dos Banners até dia 03 de junho de 2015.

– Apresentações:

– Dia 09 de junho de 2015 – exposições dos trabalhos da 2ª série;

– Dia 11 de junho de 2015 – exposições dos trabalhos da 1ª série.

– Local das apresentações: dependências do Centro de Ensino Médio Integrado UPF.

 9. Horários da exposição:

 7h45min às 8h30min: organização e montagem dos trabalhos.

8h30min: abertura do evento e exposição dos trabalhos.

11h10min: Encerramento da exposição e organização do espaço.

10. Das responsabilidades:

Alunos:

– pensar em um tema inovador;

– elaborar um projeto e desenvolver uma pesquisa relevante, com auxílio e supervisão do professor orientador;

– realizar a inscrição, a entrega do projeto e Banner nas datas indicadas.

 

Orientadores:

– auxiliar os alunos, durante as aulas, no que se refere ao conteúdo de sua disciplina para o aprimoramento dos projetos.

Comissão Organizadora:

– orientar e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento, apresentação e demais questões técnicas relativas à IIIª Mostra de Conhecimento Integrado UPF.

Comissão Organizadora:

Equipe Pedagógica, profª Luciane Manto,  Mariane Rocha Silveira e prof. Odair Lorenzato.


10 de abril de 2015